História

“A busca por alimento fez com que o homem explorasse as grandes montanhas, mas foi o fascínio por elas que levou o francês Antoine de Ville, em 1492, a conquistar o Monte Aiguille nos Alpes franceses (vem daí o termo “ Alpinismo”). Esta foi a primeira vez que o homem desbravou as montanhas por prazer.”

Em nossa cidade a primeira pessoa a explorar uma montanha por prazer foi o corajoso Antonio Cortez um cidadão humilde com um sonho de subir a Pedra do Baú pela primeira vez,depois de muitos anos tentando subir a linda Pedra do Baú em 12 de Agosto de 1940 junto ao seu fiel irmão João Cortez, utilizando troncos de árvores ,cipós e com muito sacrifício aos 51 anos de idade com uma força de um jovem de 20 anos. Antonio Cortez foi a primeira pessoa a apreciar a vista mais linda de nossa região chegando ao topo da Pedra do Baú.

A fama de Antônio Cortez em desafiar as alturas o levou a conhecer Dr. Luiz Dummont Villares que veio em busca de uma pessoa que o conduzisse com segurança até o topo da maravilhosa Pedra do Baú, assim o levou a conhecer o nosso destemido Antonio Cortez que conduziu Dr. Luiz Dummont Villares até topo da Pedra do Baú . Graças a eles hoje em dia os visitantes conseguem subir, por meio de escada de ferro fixado na rocha, empreendida pelo Dr. Luiz Dummont Villares grande admirador da “Pedra”, que em 1947 patrocinou a construção de escadas ,empreendeu também o primeiro abrigo de montanha do Brasil construído a mais de 1950 metros em nível do mar, foi construída no topo da Pedra do Baú feita de tijolos, telhado de cobre e bem servida de água, pois havia compartimentos para receber e armazenar águas da chuva; construída por Floriano Rodrigues Pinheiro, para pernoite de alpinistas. A casa que ficava no topo foi destruída por ação de vandalismo, mas ainda é possível ver sua fundação.

Graças à essas pessoas e principalmente ao corajoso Antonio Cortez e Dr. Luiz Dummont Villares que foram muito importantes para o desenvolvimento do turismo em nossa cidade e pelo feito histórico dessas pessoas que hoje podemos deslumbrar maravilhosa vista em 360º dos morros e vales da nossa região.